O sucesso de um recurso de aprendizagem “vintage”

Poucos serão os adultos que não conhecem a série “Era Uma Vez a Vida”….
O cérebro representado pelo mestre barbudo, os glóbulos brancos polícias que
defendem o nosso corpo, os vírus e bactérias vilões que nos mostram como os
hábitos saudáveis compensam!

Na sequência da exploração de alguns episódios desta viagem fantástica ao corpo
humano, nas aulas de Ciências Naturais do 6° ano de escolaridade, os alunos da
turma A mostraram curiosidade pelos livros “vintage” da série, que descobriram
num dos laboratórios de Ciências. Por conseguinte, aproveitou-se a oportunidade
de combinar o melhor de “vários mundos”: a leitura de um livro (em papel), a
interpretação de informação escrita e de imagens metafóricas, a discussão e
partilha de aprendizagens científicas entre colegas e para quem quisesse, a tão
apreciada utilização de meios digitais para realizar a apresentação do conteúdo do
livro, que cada aluno ou par de alunos, livremente, escolheu.


Este é um trabalho que permitirá, até ao fim do ano, a aquisição e consolidação de
aprendizagens sobre o corpo humano e assim, a personalização do ensino aos
interesses dos alunos! 🙂

A professora de Ciências Naturais Margarida Cruchinho